CURA 2020

Na última terça-feira, 22 de setembro, BH amanheceu com uma cena inédita e inusitada em pleno Centro da cidade. Duas cobras gigantes serpenteando os arcos do Viaduto Santa Tereza intrigaram motoristas e quem andava por lá. Em pouco tempo elas viralizaram nas redes, deixando a galera curiosa sobre qual seria a origem e o significado da intervenção.


“ENTIDADES” é a obra que inaugura o #CURA2020, criada pelo artista indígena Jaider Esbell @jaider_esbell, que veio diretamente de Roraima para nos presentear com a simbologia de seu povo Makuxi.


Cada cobra da instalação soma 17 metros de comprimento e 1,5 metro de diâmetro e o Viaduto Santa Tereza carregará, até 22 de outubro, a pesquisa e a poética do artista em torno da “Cobra Grande”, a grande avó universal.


Conheça mais sobre a obra que inaugura o CURA 2020 nas palavras de Jaider Esbell:


“A Cobra Grande tá sempre trabalhando nos bastidores, sempre, incansavelmente pra nos alertar, nos proteger, nos manter vivos neste mundo enquanto povos originários dessas terras todas.

A Cobra Grande representa várias simbologias, desde a fertilidade e o caminho das águas, da fartura, porque ela vive debaixo da terra, nos grandes rios subterrâneos, mantendo o movimento da água sempre pulsando para que sejam mantidas as fontes. Ela também está distribuída no universo através da Via Láctea, também no intermediário, através dos rios voadores.

Então, é uma ideia de sacralizar mesmo esse animal que é tão banalizado ainda na própria Amazônia, o quanto as pessoas não valorizam a sua sabedoria, a sua medicina, o seu poder e também distendendo essa cosmologia para a nossa realidade cotidiana e atual, que é o desafio que nós temos, de substituir o garimpo por outra forma de economia.

O objetivo é uma expansão, tentando fazer as pessoas entenderem que Minas Gerais, assim como a Amazônia, ainda se mantém fortemente arraigada nessa base econômica garimpeira.”


Um salve para a equipe que tornou essa obra possível: coordenação de projeto com o @bizafra, montagem de @marialeitesim e @moirangoo, e produção de @felipeamaralzbm, @sara.cura.


Esse post foi retirado do perfil oficial do circuito @cura.art. Sigam e vejam tudo o que este evento trará à capital mineira. Foto: O Tempo

Br Hostel - Savassi - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Rua Tomé de Souza, 1399 - Savassi

Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

reservas@brhostel.com

Tel: +55 31 3789-1777

Whatsapp: +55 31 98455-6090

  • Face Br Hostel
  • Insta Br Hostel

© 2017 Br Hostel Belo Horizonte